Diferença entre corrimão de ferro e corrimão inox

Diferença entre corrimão de ferro e corrimão inox

Conheça as diferenças entre o corrimão de ferro e o inox; saiba quais suas vantagens e propriedades

Ferro, aço, alumínio, madeira, independentemente do material, uma coisa todos sabemos: o corrimão é um item extremamente importante, essencial, eficiente e comum nos mais diversos ambientes. Neste artigo, porém, falaremos especificamente a respeito de dois modelos em especial, trata-se do corrimão de ferro e do corrimão inox. 

O objetivo é detalharmos as diferenças entre ambos modelos, de modo a ajudá-lo a saber qual o melhor tipo de corrimão para atender suas necessidades e demandas. 

Está pronto para conhecer a diferença entre corrimão de ferro e corrimão inox? Quais suas vantagens, características e aplicações? Então, sem mais delongas, confira a seguir!

Corrimãos de ferro e suas características

O corrimão de ferro deve estar entre os modelos mais comuns e vistos no mercado. Afinal, estamos falando de um material que é comumente utilizado nos mais distintos projetos de arquitetura e engenharia civil.

Quanto ao acabamento, o corrimão de ferro pode ser pintado, sendo capaz de se adaptar ao ambiente onde será instalado a partir da cor.

Por ser feito em ferro, a durabilidade do corrimão irá variar de acordo com inúmeros fatores, desde a umidade do local até a quantidade de pessoas que o utilizam.

Por exemplo, o corrimão de ferro está muito mais exposto a intempéries e outros fatores que podem diminuir sua vida útil, o que naturalmente deve ser levado em conta no momento de sua escolha.

Ou seja, de acordo com o ambiente, a troca do corrimão de ferro pode ser periódica, exigindo mudanças e reformas de tempos em tempos. 

Corrimão de aço inox e suas características

O corrimão de inox é um modelo que vem crescendo exponencialmente no mercado, sobretudo por ser uma escolha mais moderna, longeva e com o melhor custo-benefício à disposição. 

Esse tipo de corrimão não requer pintura, uma vez que o visual em inox já é suficientemente belo e atrativo, independentemente do espaço onde é instalado, seja uma residência, um condomínio, um escritório, uma empresa ou uma loja. 

A limpeza e higiene são outras características importantes do corrimão inox. Isso porque o material pode ser limpo de maneira simples e descomplicada, bem como a superfície não acumula fungos e bactérias, colocando esse tipo de corrimão como uma opção mais adequada para ambientes que demandam por boa assepsia, tais como hospitais e clínicas. 

Por último, mas não menos importante, o corrimão em aço inox está protegido contra a oxidação e corrosão, processos estes que diminuem a vida útil do produto. Não à toa, o corrimão de aço inoxidável pode ser inclusive utilizado em ambientes externos, suportando a chuva, o sol, o frio, o calor e outras variações relacionadas ao clima e à temperatura.

Diferenças entre corrimão de ferro e corrimão inox

As principais diferenças entre o corrimão de ferro e o corrimão inox estão nas características citadas acima. 

Enquanto o corrimão de ferro tem um custo mais reduzido, pode ser pintado, oxida com o tempo, tem vida útil curta e é extremamente comum no mercado, o corrimão inox é mais belo, resistente, sofisticado, não oxida, tem vida útil longa e melhor assepsia, assim como se adapta melhor aos ambientes onde é instalado. 

Levando em consideração todas essas características e qual o ambiente deseja instalar o corrimão, com certeza fica mais fácil escolher qual o modelo adequado para o que precisa. 

Gostou do artigo sobre a diferença entre corrimão de ferro e corrimão inox? Então, acompanhe o blog da Montinox e leia mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *