Resistência à corrosão: diferenças entre o inox 304 e o “Série 200”
Resistência à corrosão: diferenças entre o inox 304 e o “Série 200”
O aço inoxidável é um material extremamente comum no mercado, sendo utilizado em diversas aplicações, desde as mais simples até as mais exigentes. Boa parte desse sucesso está ligado à resistência à corrosão que esse tipo de aço oferece. Contudo, saiba que nem todo inox é igualmente resistente à oxidação da superfície.
Diferentes tipos de inox vão oferecer diferentes resistências à corrosão. Tendo isso em mente, no artigo de hoje falaremos sobre as diferenças entre o inox 304 e o Série 200, de modo a entender as características de cada um deles.
Conheça as diferenças entre o inox 304 e o Série 200 no que se refere à resistência anticorrosiva
Os aços inoxidáveis 304 e os da série 200 são austeníticos, não são magnéticos e possuem aparência semelhante. No entanto, com relação à resistência à corrosão, principal característica dos aços inoxidáveis, tenha em mente que eles não são nem um pouco semelhantes..
Diferentemente do que muitos pensam, aço inox não é tudo igual, existem modelos mais confiáveis que outros, que podem ser mais adequados ou não para aplicações específicas, especialmente as expostas a fatores que colaboram para o surgimento da temida ferrugem.
Nesse sentido, confira agora o que difere o inox 304 do inox Série 200.
Diferença entre inox 304 e Série 200
Podemos afirmar que a grande diferença está em alguns detalhes na sua composição química, no qual intervêm em sua durabilidade e modo de utilização.
Por exemplo, o inox Série 200, um dos modelos mais utilizados no mercado, tem em sua composição os elementos níquel, na variação de 1% a 5%, e cromo, entre 16% e 18%.
Já o inox 304 possui de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel em sua estrutura química.
O que esses números significam? Bom, nesse caso, essas informações garantem que o inox 304 é mais resistente e durável, sendo, portanto, uma opção mais confiável no que se refere à resistência à corrosão.
Em outras palavras, o aço inox 304 resiste muito mais a corrosão que seu “primo” Série 200, devido a composição desses dois tipos de aço.
Além da resistência à corrosão
Como foi possível perceber, o inox 304 é mais resistente à corrosão que o Série 200, mas eles se diferem em outros fatores também.
Por exemplo, o inox Série 200 é mais barato, podendo ser utilizado em aplicações mais do dia a dia, que não requerem tanto resistência.
Já o inox 304 é mais versátil também, já que sua composição e resistência garante que possa ser utilizado em mais aplicações, de instalações industriais à cozinhas profissionais.
Conclusão
Podemos afirmar que, se você deseja projetos mais confiáveis e resistentes à corrosão, o inox 304 é sua melhor escolha.
Gostou do artigo sobre a diferença entre inox 304 e Série 200? Então, acompanhe o blog da Montinox para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!