Inox na arquitetura: conheça suas vantagens
Inox na arquitetura: conheça suas vantagens
Saiba como o inox pode ser utilizado na arquitetura e quais as vantagens que ele oferece
O inox se tornou um material extremamente versátil, que pode ser aplicado em diferentes ambientes, com as mais diversas finalidades, seja para tornar o espaço mais bonito ou mais funcional. Hoje, então, falaremos especificamente sobre o inox na arquitetura, destacando suas vantagens e características.
Sim, devido ao sucesso que alcançou, o inox deixou de ser apenas um material comum em produtos e móveis para atingir um novo patamar, o de revestimento de alto padrão.
Afinal, é inegável que o aço inoxidável apresenta uma série de benefícios ao ser utilizado como revestimento na arquitetura, especialmente em projetos ousados e modernos, colocando-o como um material sofisticado.
Por isso, tendo tudo isso em mente, listaremos alguns dos principais motivos para explicar o sucesso do inox na arquitetura.
Beleza única e chamativa
O primeiro motivo que explica o sucesso do inox na arquitetura está fortemente ligado ao seu apelo estético.
Sem dúvida, o aço inoxidável é um material com uma beleza singular, aliando o brilho do inox com os seus tons únicos em cinza.
Disponível em diferentes formatos (chapas, bobinas, tiras, tubos, barras e arames), o inox tem como característica permitir criações arrojadas, oferecendo também uma ampla gama de acabamentos, desde o fosco até o espelhado, além de diversas opções em cor.
Essa mistura gera uma lista variada de possibilidades criativas, de maneira a criar ambientes e projetos chamativos e únicos, que chamam a atenção e combinam com diversos espaços, seja um local residencial ou comercial.
Por exemplo, podemos encontrar projetos completos de inox em cozinhas industriais, bem como em recepções e saguões de prédios comerciais, aeroportos, condomínios e muito mais.
Tenha em mente que o inox na arquitetura pode ser utilizado de muitas maneiras, em diferentes superfícies, espaços, seja em móveis ou como revestimento, sempre agregando valor às construções a partir de suas propriedades estéticas.
Como resultado, podemos encontrar o aço inox em fachadas, coberturas, janelas, mobiliário, decoração de interiores, portas, entradas de edifícios, corrimãos, guarda-corpos, revestimentos, elevadores, escadas rolantes, pisos, pias e cubas.
Mais resistência e durabilidade
O inox, além de ser belo, é um material com propriedades mecânicas e funcionais extremamente vantajosas.
Isso porque se trata de um material cujas propriedades tornam a superfície mais resistente e durável, o que explica na maioria das vezes seu uso como revestimento em projetos ousados e modernos.
É sempre válido ressaltar que parte dessa resistência está associada à característica anti corrosiva do inox. Afinal, estamos falando de um material que resiste bem à oxidação e corrosão, o que naturalmente aumenta a longevidade e vida útil do aço.
Fácil limpeza e superfície higiênica
Em virtude de sua baixa rugosidade , o aço inox é um material que possui limpeza facilitada.
Em outras palavras, não será necessário investir muito tempo e esforço para manter a superfície com uma bela aparência, uma vez que o material pode ser facilmente limpo.
Além da limpeza, o inox é conhecido por ser um material higiênico, à medida em que não acumula fungos e bactérias.
Naturalmente, o uso do aço inox na arquitetura de ambientes onde a assepsia é fundamental se tornou comum, como hospitais, clínicas, laboratórios, cozinhas e muito outros espaços.
Agora que você conhece mais sobre o papel do inox na arquitetura, fica fácil entender sua importância e vantagens que oferece.
Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Montinox. Até a próxima!