Cinco razões para usar o aço Inox

Cinco razões para usar o aço Inox

Conheça as principais razões para usar o aço inox; fique por dentro das vantagens que esse tipo de material oferece

O aço por si só é um material conhecido no mercado pela sua boa resistência e variada aplicação. Contudo, com o surgimento do aço inox e sua consequente popularização, não demorou para que todos percebessem as vantagens que esse tipo de material é capaz de oferecer. 

Logo, um pergunta pode vir à tona: qual a diferença entre o aço inox e o aço comum?

Podemos dizer que o aço inox é composto por ferro, carbono, cromo, níquel e alguns outros elementos. Em contrapartida, o aço mais comum, de carbono, é composto por ferro e carbono, somente.

Essas diferenças quanto à estrutura do aço colocam o inox como a melhor e mais completa alternativa disponível atualmente. 

Por esse motivo, pensando em ajudá-los a entender o porquê o inox é tão popular, listamos 5 razões para usar o aço inox. Confira!

1) Visual bonito e requintado

Comum em casas, empresas, fábricas e indústrias dos mais diversos segmentos, o inox se popularizou principalmente pelo seu visual moderno e requintado. 

5 razões para usar o aço Inox

Um dos motivos para esse sucesso se deve, principalmente, à sua beleza singular. A superfície do inox é toda lisa, com um brilho único e chamativo, que realça definitivamente a beleza de qualquer produto.

Não à toa, existe uma ampla gama de itens à base de inox no mercado, como geladeiras, fogões, panelas, talheres, bancadas, prateleiras e muito mais.

Do mesmo modo que o inox é encontrado facilmente em produtos, pode também ser visto como material decorativo, sobretudo em projetos sob medida, tais como batentes de portas, elevadores, escadas, corrimões, entre outros.  

2) Elevada resistência

A ótima resistência do aço inox é tida como uma das principais vantagens que esse tipo de material pode entregar. 

Por ser uma liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel, o aço inox é capaz de resistir à corrosão e oxidação, tornando-o uma opção interessante como material para revestimento e decoração. 

Além disso, o inox é capaz de suportar altas temperaturas, aumentando ainda mais sua aplicabilidade. 

Por esses motivos, o inox conta com uma vida útil longa, realçando o excelente custo-benefício que oferece. 

3) Versatilidade e fácil adaptação

O aço inox, como já dissemos, é um material muito versátil, que pode ser aplicado de diferentes formas, desde utensílios domésticos, revestimentos de prédios e condomínios de luxo, até inovadoras máscaras de proteção. 

Além das variadas formas de aplicação, o inox é um item cuja estrutura pode ser facilmente cortada, usinada e soldada

Vale ressaltar também que o inox é fabricado com facilidade e em grande quantidade, tornando-o mais facilmente aplicado em escalas maiores, como em projetos robustos.

4) Fácil limpeza e manutenção

Por ser um material não poroso, de superfície lisa, o inox não acumula resíduos, fazendo com que sua limpeza seja simples, rápida e ágil. 

5 razões para usar o aço Inox

Após a limpeza, dificilmente a superfície fica com resíduos, diminuindo o tempo e esforço necessário para deixar o local limpo. 

Além disso, inox não solta odor e evita contaminações, bem como também não altera as propriedades de alimentos nele manipulados. 

Por esses motivos, o inox é muito visto em hospitais, laboratórios, restaurantes, cozinhas industriais e lanchonetes, por exemplo. 

5) Ótima força

As propriedades do inox fazem com que seja um material duro, forte, que suporta perfeitamente o uso no dia a dia.

Portanto, não há razões para se preocupar com eventuais danos à superfície do material, desde que seja usado da forma adequada. 

Aço inox: use e entenda as razões para usar o aço Inox

Agora que conhece um pouco mais sobre as vantagens e razões para usar o aço inox, fica mais fácil entender os motivos para a grande demanda por esse tipo de material. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o Blog da Montinox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *