Você sabe diferenciar o aço inox 304 do aço da série 200?

Você sabe diferenciar o aço inox 304 do aço da série 200?

Aprenda a diferenciar o aço inox 304 do aço da série 200; conheça suas respectivas características

O aço inoxidável é um material que se tornou extremamente popular e requisitado no mercado, principalmente por conta das suas ótimas propriedades e vantagens. À medida que ganhou espaço nas mais diversas aplicações, diferentes tipos de aço inox foram sendo desenvolvidos, entre eles o aço inox 304 e o aço da série 200. 

Agora, perguntamos: você sabe diferenciar o aço inox 304 do aço da série 200? A resposta para essa pergunta pode fazer toda a diferença.

Por que é importante saber diferenciar esses tipos de aço?

O aço inox não é um material único e desenvolvido de maneira padronizada. Existem diferentes tipos à disposição. Isso se deve à forma como é fabricado. 

Tenha em mente que o aço inox é feito de uma composição química que varia de acordo com os elementos de liga utilizados. 

Por exemplo, para assegurar um aço inox com maior resistência à corrosão e maior resistência mecânica, elementos químicos diferentes são utilizados em sua composição, inclusive em distintas proporções, de maneira a atingir a condição esperada.

Exatamente isso que acontece com os aços inox 304 e série 200, uma vez que são feitos com diferentes composições, a fim de entregar um produto final com características diferentes. 

Aço 304 e aço da série 200: entenda a importância de saber a diferença

O aço 304 é conhecido por ser um tipo de material inox altamente resistente, sobretudo se comparado ao aço da série 200, cujas propriedades o tornam menos robustos e duráveis. 

Infelizmente, tornou-se comum encontrar reclamações de pessoas que adquirem aço 304, mas acabam recebendo aços da série 200 sem perceber a diferença.

Como resultado, nota-se ocorrências de falhas prematuras e vida útil abaixo do esperado em aços inox adquiridos como 304.

Tendo isso em mente, tornou-se vital saber a diferença entre esses tipos de aço inox, a fim de evitar levar ”gato por lebre”.

Afinal, como diferenciar o aço 304 e o aço da série 200?

Visualmente, claro, será muito difícil identificar a diferença entre esses tipos de aço inox – explicando o motivo de tantas pessoas comprarem um modelo e levarem outro. 

Felizmente, existe uma maneira de identificar qual tipo de aço empregado, um método prático, rápido e de baixo custo. Saiba que a realização de um teste com gel decapante é o suficiente para diferenciar o aço 304 da série 200. 

Durante o teste, o gel decapante reagirá mais rápido no aço da série 200, assim como a mancha é muito mais escura, comprovando, assim,  qual é o verdadeiro aço inox 304. O teste é tão simples que o resultado visual sai após poucos segundos de aplicação sobre as chapas de aço.

Esse procedimento é importante justamente porque é a forma mais confiável para diferenciar o aço 304 do aço da série 200, já que a fraude inclui também adulteração do certificado de qualidade.

O gel pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas e pode ajudá-lo a comprar um produto de boa procedência. 

Evite fraudes ao comprar aço inox 304 e aço da série 200

Apesar do aço da série 200 ser um produto funcional e com suas virtudes, as pessoas que compram aço 304 desejam um material de primeira linha e, claro, não devem ser enganadas. 

Agora que você sabe diferenciar o aço inox 304 do aço da série 200, sem dúvida tudo ficará mais fácil.

Portanto, para não adquirir um produto e levar outro, faça o teste com o gel decapante e sinta-se mais seguro no momento da compra. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Montinox para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *