Melhores dicas sobre como limpar inox

Melhores dicas sobre como limpar inox

Saber exatamente como realizar a limpeza do aço inox é algo que muitas pessoas ainda não têm conhecimento. Afinal, trata-se de um material diferente do ferro, do metal e até mesmo do aço tradicional. Por esse motivo, é importante conhecer algumas das melhores dicas sobre como limpar inox, de modo a garantir um resultado mais satisfatório. 

Saiba que a limpeza do aço inox deve ser rotineira, variando conforme o uso no dia a dia. Utensílios domésticos e eletrodomésticos com inox, por exemplo, precisam ser limpos diariamente, devido ao uso constante. 

Melhores dicas sobre como limpar inox

Já produtos em inox que necessitam de limpeza e higienização (sobretudo em laboratórios, hospitais e clínicas veterinárias)  precisam ser limpos sempre após o uso, para evitar quaisquer contaminações. 

Por fim, em revestimentos de inox, a limpeza é sazonal. Isto é, recomenda-se limpar o inox de tempos em tempos – com exceção de sujeiras pontuais, como manchas. 

Saber a periodicidade de quando limpar o inox é a primeira dica importante para manter o inox com uma beleza única. Tenha em mente que o inox, apesar de ser resistente ao impacto, calor e umidade, pode sofrer alguns danos ao entrar em contato com materiais abrasivos.

Portanto, para evitar qualquer complicação, confira algumas das melhores dicas práticas de como limpar inox. Confira! 

Dicas de limpeza do inox no dia a dia

Para realizar uma limpeza rotineira, principalmente em pias, geladeiras, prateleiras e utensílios domésticos de inox em geral, basta usar água, sabão e detergentes suaves/neutros. 

O próximo passo consiste em diluir esses produtos em água preferencialmente morna – lembre-se que o inox resiste ao calor. Feito isso, coloque a mistura em um pano macio e passe suavemente na superfície em inox. 

Seque bem a superfície limpa e pronto, com certeza você terá um inox limpo, brilhante.

Afinal, pode usar vinagre para limpar inox? 

O vinagre contém ácido acético em sua composição, por esse motivo é muito usado como um desengordurante.  

Contudo, NÃO é recomendado usar o vinagre para limpar superfícies em inox. Utilize somente água, panos umedecidos, detergentes e sabões neutros. 

Removendo manchas gordurosas e marcas de dedo

Para remover manchas de gordura basta remover o excesso com um pano ou toalha de papel. Em seguida, limpe a superfície em solução morna de detergente. Deixe a mistura agir um pouco e pronto. 

Feito esses procedimentos, limpe o inox seguindo as etapas de uma limpeza de rotina (água morna, sabão, detergente, pano limpo).

Para remover marcas de dedo, passe um pano macio ou toalha de papel umedecida em álcool ou solvente orgânico. As marcas irão sumir rapidamente, deixando a superfície mais bonita. 

Caso queira evitar que novas marcas de dedos apareçam, a dica é aplicar um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida no local. Lembre-se de que a superfície em inox deve estar limpa e seca. 

Dica para dar brilho em peças de inox

Caso queira dar brilho ao inox, faça uma solução de água e bicarbonato de sódio. Basta misturar um copo d’água com 100gr de bicarbonato de sódio. 

Mexa a mistura até criar um formato mais pastoso. Feito esse procedimento, aplique sobre a superfície em inox fazendo movimentos circulares.

Agora, retire a pasta com um pano úmido e seque completamente as peças em inox com um pano de microfibras. 

Dicas de como limpar inox em revestimento

Melhores dicas sobre como limpar inox

Sujeiras mais rotineiras como pó e marcas de dedos podem ser limpas com água e panos umedecidos. Caso a sujeira no revestimento seja oriunda de respingos de massa e cimento, a dica é optar por um solução contendo uma pequena quantidade de ácido fosfórico. 

Uma vez aplicado o ácido, enxágue com água (de preferência deionizada) e seque. 

Passe longe de produtos removedores de massa ou ácido clorídrico diluído no aço inoxidável, pois esses podem causar danos no revestimento.

Já para limpar partículas de ferro que surgem de ferramentas ou por contato com estruturas de aço, remova toda a sujeira imediatamente com panos macios e produtos de limpeza para aço inox que contenham ácido fosfórico.

O que NÃO fazer em uma superfície em inox

Agora, confira algumas dicas sobre o que NÃO fazer ao limpar inox. Confira!

  • Jamais use palhas de aço, pois elas causam riscos que não saem; 
  • Nunca use papel-alumínio para cobrir utensílios e peças de inox;
  • Jamais empilhe panelas de inox, já que elas podem riscar umas às outras;
  • Não espere mais de seis horas para começar a limpar o inox após o uso. Dessa forma a limpeza é muito mais difícil de ser removida, podendo causar danos irreversíveis;
  • Não deixe alimentos muito salgados sobre superfícies de inox por longos períodos,uma vez que o sal é uma substância corrosiva.

Saber como limpar inox nunca foi tão fácil!

Agora que sabe como limpar inox da forma adequada, fica mais fácil manter a superfície mais bonita por muito mais tempo. 

Para ler mais artigos como este, fique ligado no blog da Montinox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *