Como o acabamento influencia na qualidade do aço inoxidável

Como o acabamento influencia na qualidade do aço inoxidável

O aço inoxidável não é um material genérico e padronizado, já que conta com diferentes variações. Tenha sempre em mente, portanto, que é possível adquirir no mercado peças e produtos em inox com acabamentos distintos. Pensando nisso, ao longo deste artigo falaremos mais sobre como o acabamento influencia na qualidade do aço inoxidável e quais as características dos principais acabamentos. 

Saiba que, ao avaliar um material de aço inoxidável, é essencial que o acabamento seja levado em consideração, uma vez que ele influencia de maneira direta algumas características do produto, como a resistência à corrosão e a praticidade no momento de higienizar as peças em inox. 

Identificar todos os tipos de acabamento é, porém, uma tarefa difícil, já que cada tipo de inox responde de forma diferente a um mesmo tipo de acabamento. 

Contudo, se você encontrar uma empresa confiável e renomada, essa é uma preocupação a menos. Mas, esse assunto abordaremos no decorrer deste conteúdo, já que agora destrincharemos todos os aspectos envolvendo o acabamento do inox. Confira!

Acabamento inox: tudo o que você precisa saber

Quando falamos em acabamento inox, saiba que, geralmente, quanto mais fina a espessura de uma peça em inox, mais brilhante ela será. Por sua vez, quanto mais grossa, mais fosca será a sua aparência. 

Outros fatores que interferem no acabamento em inox são a rugosidade dos cilindros de laminação (geralmente quanto mais rugosos, menos resistentes à corrosão), a composição química do banho de decapagem, a grana e o estado das lixas utilizadas.

Atualmente, dentro das normas da a ASTM A-480 (American Society for Testing and Materials, órgão americano de normalização), é possível encontrar diferentes tipos de acabamentos, os quais podemos destacar: 

1- Laminado a quente, recozido e decapado

Trata-se de um acabamento normalmente dado a  materiais com espessuras acima de três milímetros, focado em aplicações industriais. Pode ser lixado ao final para refinar o acabamento, já que sua superfície tende a ficar um pouco rugosa e fosca.

2D- Laminado a frio, recozido e decapado

Apesar de também apresentar uma superfície fosca e rugosa, é em uma proporção muito menor ao do acabamento laminado a quente. 

O acabamento laminado a frio não pode ser aplicado em alguns tipos de aço como, por exemplo, o 420, a fim de evitar o surgimento das chamadas “Linhas de Lüder”, nome dado às tiras alongadas que caracterizam um defeito de formação do aço.

2B- Tipo 2 com um ligeiro passe em laminador com cilindros brilhantes (skin pass)

É o acabamento mais utilizado da  laminação a frio por resultar em um brilho maior  e ter polimento mais fácil do que os dois tipos anteriores.

BA – Laminado a frio com cilindros polidos e recozido em forno de atmosfera inerte

Acabamento com forno de atmosfera em hidrogênio ou hidrogênio misturado com nitrogênio, conseguimos chegar no acabamento BA, que entrega uma superfície lisa, brilhante e reflexiva.

3- Material lixado em uma direção

O acabamento 3 é aquele lixado sempre em uma mesma direção, nele usa-se abrasivos de grana aproximadamente 100 mesh.

4- Material lixado em uma direção com abrasivos de grana de 120 a 150 mesh

Tem as mesmas características do acabamento anterior, mas pela diferença na grana utilizada, resulta em menor rugosidade.

5- Ligeiro passe de laminação com cilindros brilhantes (skin pass)

Tem exatamente as mesmas características do tratamento anterior, mas ao final passa também por cilindros brilhantes para ficar menos fosco.

6-  Material lixado em uma direção com abrasivos de grana de 120 a 150 mesh acrescidos de panos embebidos com pastas abrasivas e óleos

Aqui, repete-se o acabamento 4 e acrescenta-se o tratamento com panos embebidos de pastas abrasivas e óleos para se obter um aspecto fosco, satinado, com refletividade inferior.

7- Acabamento com alto brilho

O material alcança nessa etapa um grau alto de refletividade, já que passa por polimento, mas, ainda não é o mais fino padrão de acabamento do inox.

8- Acabamento espelho

Finalmente, trata-se do acabamento em que a superfície é tratada com abrasivos tão finos que todas as linhas desaparecem. É o tipo mais nobre que existe, permitindo até que os aços inoxidáveis sejam usados como espelhos ou usados em refletores.

Onde encontrar inox com bom acabamento?

Agora que conhece mais sobre os tipos de acabamento inox, chegou o momento de encontrar o local ideal para adquirir produtos de boa qualidade. 

Como dissemos, uma pessoa leiga no assunto terá dificuldade para enxergar as diferenças sutis dos acabamentos em inox. 

Para adquirir um produto de boa qualidade, então, a dica é escolher uma empresa renomada, confiável, com amplo know how e experiência empírica no ramo, como é o caso da Montinox. 

Com o suporte de uma empresa com esse perfil, ainda que você não saiba diferenciar todos os acabamentos do inox, a empresa prestará todo o suporte, fornecendo peças em inox de qualidade, alinhando também com os clientes suas preferências e necessidades, a fim de realizar um projeto singular e belo. 

Gostou do artigo sobre como o acabamento influencia na qualidade do aço inoxidável? Então, acompanhe o blog da Montinox para ler mais conteúdo como este. 

Até a próxima! 

armário de cozinha em aço inox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

whatsapp